Está nas mãos do novo prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, acabar com as intermináveis obras da Copa de 2014. Quatro dos cinco projetos que ainda não foram concluídos podem ser finalizados em 2021.
Desde 2012, a cidade convive com intervenções no trânsito por causa destas melhorias. E pela atual projeção, sem contar com possíveis novos contratempos, somente ao término de 2022 será possível ver concluído o que os políticos passaram a chamar de legado da Copa.
Quem mais fez
Quando prefeito, José Fortunati conseguiu inaugurar seis obras. Coube a Nelson Marchezan concluir outras cinco. Há ainda outras quatro em andamento, com previsão de término entre maio de 2021 e dezembro de 2022; e uma última que está parada há quatro anos e que precisa de poucas semanas para ser finalizada.
A prefeitura ainda desistiu e perdeu recursos de duas obras - viaduto da Plínio Brasil Milano e duplicação de 2,7 quilômetros da Rua Voluntários da Pátria. Também decidiu não levar adiante a implantação dos ônibus BRTs. Porém, neste caso, conseguiu direcionar os recursos para duas obras que não estavam na relação das melhorias para o Mundial realizado em 2014 no Brasil - troca do pavimento da Avenida Ernesto Neugebauer e Rua José Pedro Boéssio.
A obra parada há seis anos
A mais próxima de ser finalizada é a duplicação de 785 metros da Rua Voluntários da Pátria, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos. Os trabalhos começaram em agosto de 2012 e deveriam ter sido realizados em um ano. No entanto, a construção parou em outubro de 2016, por falta de dinheiro, e não foi mais retomada.
A prefeitura precisa pagar uma dívida de R$ 630 mil para que as construtoras CC e Procon retomem as atividades. Serão necessárias poucas semanas para que a obra seja finalizada.
Mas nem todo o trecho está e será duplicado. As dificuldades nas negociações com o governo do Estado impediu que a pista fosse duplicada junto às áreas da Secretaria Estadual da Segurança. Dessa forma, essa exigência saiu do contrato por meio de aditivo.
A obra que perdeu financiamento
Se não conseguir destravar logo a obra, uma outra opção de Melo será terminar a troca de pavimento do corredor de ônibus da Avenida João Pessoa. As melhorias estão ocorrendo em parte dos 2,2 quilômetros, entre a Avenida Bento Gonçalves e a Rua Desembargador André da Rocha.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim), 46% dos serviços iniciados em maio deste ano já foram concluídos. Ao todo estão sendo investidos R$ 4,16 milhões do caixa da prefeitura. A finalização do trabalho é prevista para maio de 2021.
A obra, da Copa de 2014, perdeu o financiamento da Caixa depois de ficar seis anos parada. A prefeitura demorou muito tempo para retomar os serviços. Depois de vários alertas, o banco anunciou que estava suspendendo o contrato.
A obra que quase perdeu R$ 72,91 milhões
A ampliação de 1,9 quilômetro da Avenida Severo Dullius, que quase perdeu o financiamento de R$ 72,91 milhões por falta de obras, tem previsão de conclusão em agosto de 2021. Apesar de ter mantido os recursos, cumprir o prazo de término dos trabalhos será um desafio.
É preciso ainda fazer a reconstrução do canal do Arroio Areia, que ruiu com a chuva. Por fim, é preciso concluir o projeto de desvio do canal Passo da Mangueira, localizado no encontro entre as Ruas Dona Alzira e Severo Dullius.
A obra está 58% concluída. Quando pronto, o trecho será uma alternativa para se deslocar entre a BR-116 e a Avenida Assis Brasil sem precisar passar pela frente do aeroporto Salgado Filho, por exemplo.
Não é da Copa, mas tem recursos dela
A nova pavimentação da Rua José Pedro Boéssio, na zona norte de Porto Alegre, não foi anunciada para a Copa de 2014. Apesar de necessária, a obra ganhou recursos quando a prefeitura desistiu de implantar os ônibus BRTs na cidade.
O financiamento seria suficiente para cobrir apenas parte dos investimentos necessários. Sem recursos em caixa, o prefeito Nelson Marchezan anunciou a desistência do projeto, mas conseguiu negociar a utilização dos recursos na pavimentação da Avenida Ernesto Neugebaer - já concluída - e a em um trecho de 846 metros da José Pedro Boéssio, entre as avenidas Palmira Gobbi e Ernesto Neugebauer.
A finalização das melhorias está mantida para agosto de 2021. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) a obra atingiu 22% de execução em novembro, depois de um ano de atividades. Estão ocorrendo os serviços de terraplanagem, construção do meio-fio e drenagem.
A obra da Copa do Catar
A última, mas não menos importante, é também a obra mais difícil em execução. A duplicação de 6,5 quilômetros da Avenida Tronco, prevista para a Copa de 2014, foi retomada em fevereiro e tem previsão de término para dezembro de 2022, após o mundial de futebol que será realizado na Ásia.
Nos planos da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (Smim) está a conclusão de parte da duplicação em 2021. A obra foi dividida em dois contratos. Até agora, 1,7 quilômetro já está pronto.
Uma das grandes dificuldades enfrentadas desde o início na duplicação foi a retirada de famílias que ocupam o futuro traçado da via. Desde que a obra começou, 1.455 famílias conseguiram mudar de endereço. Mas ainda restam 15.
Um outro problema que precisa ser resolvido para a obra deslanchar é o pagamento de dívidas à construtora Pelotense. A empresa tem aproximadamente R$ 3,5 milhões a receber por serviços executados, parte deles realizado em 2015 e ainda não pagos.
Os trabalhos na região começaram em março de 2012 e pararam em outubro de 2016 por falta de recursos. Os serviços foram retomados em junho de 2018 e suspensos em julho de 2019.