Mais uma obra da duplicação da RS-118 está liberada para uso. O viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul, foi inaugurado.
A passagem foi aberta pouco depois do meio-dia desta segunda-feira (9). Localizado no quilômetro um da rodovia, a elevada foi iniciada no início do segundo semestre de 2018 e deveria ter ficado pronta em 10 meses. Os trabalhos já estavam concluídos há alguns meses, mas faltava a aplicação da última camada de asfalto e a pintura das faixas de tráfego.
Agora, resta ainda a duplicação de um trecho de 1,5 quilômetros e concluir a aplicação da última camada de asfalto nos trechos de pista para que a obra seja concluída, após 14 anos.
Desde o começo das obras, em julho de 2006, já foram entregues outros três viadutos e uma ponte, além de outras travessias menores que foram construídas. Também faltará aplicar a última camada de asfalto entre os quilômetros 5 e 21, até Gravataí.
A expectativa do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) é que a entrega ocorrerá, sem transtornos, até o fim do ano conforme prometido. Dessa forma, a duplicação da RS-118 terá durado 14 anos e meio.
Obras concluídas:
- Viaduto sobre a Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, em Sapucaia do Sul;
- Viaduto sobre a linha do Trensurb, em Sapucaia do Sul;
- Viaduto da Avenida Frederico Ritter, em Cachoeirinha;
- Viaduto da Avenida Itacolomi, em Gravataí;
- Viaduto da Avenida Marechal Rondon, no limite entre Gravataí e Sapucaia do Sul;
- Pontes sobre o Arroio Sapucaia, em Sapucaia do Sul;
- Transposição do poliduto da Transpetro, em Sapucaia do Sul;
- Elevação do viaduto da RS-020, em Gravataí.
O que ainda falta liberar:
- Duplicação de 1,5 quilômetro;
- Concluir a nova pavimentação da pista antiga entre os quilômetros 5 e 21.