Em andamento há pouco mais de dois meses, a instalação de novas lâmpadas nas ruas de Porto Alegre, já conta com mais de 3 mil luminárias mais potentes.
Elas podem ser conferidas em trechos dos bairros Restinga, Partenon, Passo d’Areia, Jardim Botânico e Vila Nova, por exemplo. A fase atual, que está sendo desenvolvida em novembro, prevê a colocação de 400 novas lâmpadas em 20 vias com características locais.
- São ruas e avenidas que não estão entre as de maior fluxo de veículos, mas são estratégicas por possuir locais de serviços públicos essenciais, como UBSs (unidades básicas de saúde), instituições de ensino ou áreas de comércio local -, explica o diretor executivo do consórcio IP Sul, Guido Oliveira.
O projeto piloto foi iniciado em setembro, passando pelas avenidas Ipiranga, Assis Brasil, Bento Gonçalves, Nonoai e Cavalhada. Para concluir essa etapa, falta ainda reinstalar as luminárias furtadas na Bento Gonçalves e as instalações que ainda não ocorreram em trechos da mesma via e nas avenidas Nonoai e Cavalhada. A expectativa é conseguir concluir essa fase em até três semanas.
Em até dois anos, todas as cem mil lâmpadas da Capital deverão ser trocadas por modelos de LED, que são 46% mais econômicas e têm iluminação 130% superior aos modelos de vapor metálico, atualmente em vigor, além de serem recicláveis. Hoje, apenas 6% das lâmpadas de Porto Alegre são de LED – o trecho revitalizado da orla é um exemplo
E, desde 23 de outubro, os chamados para reparo na iluminação pública também são de responsabilidade do grupo. E será assim pelas próximas duas décadas.
Para uma troca de lâmpada, o atendimento deverá ser feito em 6 horas, nas principais avenidas, como Assis Brasil, Protásio Alves e Borges de Medeiros. Para vias com menos movimento, as trocas deverão ser realizadas em 48 horas.
Além da troca de 100% da iluminação pública da cidade, o consórcio tem a obrigação de instalar câmeras, sensores, centro de controle, dimerização (graduação da luminosidade das lâmpadas) e cinco tipos de iluminação específica para monumentos. Ao todo, serão R$ 280 milhões em investimentos ao longo do tempo de contrato. A PPP da iluminação também irá proporcionar aos cofres públicos uma economia de cerca de 50% na conta de energia pública.
Confira os trechos com novas luminárias LED:
Avenida Assis Brasil;
Avenida Ipiranga;
Avenida Bento Gonçalves;
Avenida Nonoai;
Avenida Cavalhada;
Avenida Macedônia, Restinga – 19 luminárias;
Rua Ernesto Araújo, Partenon – 28;
Entorno da Unidade Básica de Saúde IAPI, Passo d’Areia – 27;
Rua Paul Harris, Jardim Itu Sabará – 33;
Avenida Gomes de Carvalho, Passo das Pedras – 31;
ua Professor Manoel Carvalho, Santa Teresa – 18;
Rua Orfanotrófio, Cristal – 52;
Alameda 1 (Av. Ipiranga), Jardim Botânico – 3;
Rua Isidoro Tressi, Jardim Botânico – 16;
Rua Dr. Pedro Motta, Partenon – 10;
Rua Peri Melo, Nonoai – 10;
Rua Márcio Dias, Nonoai – 21;
Rua Pedro Rodrigues Bitencourt, Vila Nova – 12;
Rua Conrado Ferrari, Ipanema – 10;
Rua João Vieira de Aguiar Sobrinho, Belém Novo – 14.