Antes mesmo do Natal, a duplicação da BR-116 ganhou um presente bem considerável. A obra entre Guaíba e Pelotas recebeu verba polpuda do governo federal.
Foram repassados para o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) o montante de R$ 15 milhões. Das cinco obras em andamento no Rio Grande do Sul, que receberam destinação de recursos da União, essa foi a que recebeu o maior valor - a nova ponte do Guaíba apareceu em segundo, com R$ 11,92 milhões.
O dinheiro foi liberado depois que o Congresso Nacional aprovou o remanejamento de caixa entre os ministérios. Com isso, a pasta da Infraestrutura teve o orçamento ampliado em mais de R$ 1 bilhão. Com este montante, o Dnit consegue manter as frentes de obras a fim de garantir que elas não sofram interrupções até o início do ano que vem.
Coincidência ou não, no próximo dia 10, quando desembarcará no Rio Grande do Sul, o presidente Jair Bolsonaro participará da inauguração de um trecho de 10 quilômetros da BR-116, em Barra do Ribeiro. Essa parte da obra é de competência do Exército.
Uma semana depois, outros 10 quilômetros serão liberados, entre Tapes e Camaquã. Quando eles forem entregues serão encerrados os trabalhos nos lotes três e quatro, os primeiros dos nove a atingirem 100% de conclusão.
Atualmente, dos 211,2 quilômetros da duplicação, 93 quilômetros estão em uso, o que representa 44% de traçado com pista dupla. Os contratos da duplicação foram assinados em 2009 ao custo de R$ 868,94 milhões. Atualmente, o montante para realizar a obra já chega a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 80,98% do total previsto.
As obras entre Guaíba e Pelotas começaram em 2012 e deveriam durar dois anos. Pela previsão atual do governo, a obra poderá ficar praticamente pronta em dezembro de 2021. Porém, o Exército tem dito que a sua parte da obra, referente aos lotes um e dois, só será concluída no primeiro semestre de 2022.