Um vídeo divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostra o andamento da construção da nova ponte do Guaíba. Os trabalhos chegaram a 88% de conclusão em novembro.
As imagens aéreas demonstram que a parte mais avançada é aquela que não dependeu de reassentamento de famílias. O vão central da nova ponte está 98,7% finalizado. As outras estruturas que compõem o corpo principal da ponte precisam avançar ainda apenas 1,5%. Falta ainda receber as proteções laterais, realizar a conclusão das alças da estrutura e guarda roda, aplicar o asfalto na pista, pintar as faixas de tráfego, instalar as placas de trânsito e a iluminação pública.
O sistema viário construído sobre a freeway está 94,5% finalizado. Além dos acabamentos necessários, há ainda que resolver a situação das famílias das vilas Tio Zeca e Areia que precisam ser reassentadas. São estas regiões que apresentam os menores percentuais de execução. O sistema viário que atenderá as ruas Voluntários da Pátria e Dona Teodora está 46% pronto.
Das sete alças da nova ponte, três devem estar prontas em abril, quando poderão ser liberadas ao tráfego de veículos pelo Dnit. Para as quatro restantes serem finalizadas falta realizar a mudança de endereço de aproximadamente 600 famílias que estão localizadas às margens das ruas Voluntários da Pátria e Dona Teodora.
As obras na região das ilhas de Porto Alegre tem avançado consideravelmente. Das 487 famílias que precisavam ser transferidas para o andamento da obra faltam 54. O alargamento da pista na Ilha das Flores está 74% pronta. As alças de acesso da BR-290 na região estão 90% finalizadas e a ampliação da ponte sobre o Saco da Alemoa apresenta 94% de execução.
O término das obras deveria ter ocorrido em outubro de 2017. O Dnit ainda precisa investir aproximadamente R$ 200 milhões para conseguir finalizar a travessia.