Mais gremistas poderão acompanhar as partidas que serão realizadas ao longo de 2020 na Arena. O Corpo de Bombeiros aprovou resolução técnica que trata das medidas de segurança nos estádios do Rio Grande do Sul. O encontro foi realizado na quinta-feira (12) pelo Conselho Estadual de Segurança, Prevenção e Proteção Contra Incêndio (Coesppci).
— Agora, a a minuta da alteração vai ser preparada, e a resolução técnica vai para publicação no Diário Oficial do Estado. Quando for publicada, tem seus efeitos — diz o tenente-coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior, do Departamento de Segurança e Proteção Contra Incêndio (DSPCI) da corporação.
Todos os estádios têm que ser divididos por setor, para facilitar ingresso e saída. É permitido que em uma área tenha um espaço para torcedores em pé. Este setor precisa ter degrau de 40 centímetros de largura e de 15 a 19 centímetros de altura. No Rio Grande do Sul, somente a Arena do Grêmio e o Beira-Rio têm essa regulamentação.
Antes da atualização da regulamentação, este espaço de setor em pé poderia ter no máximo 5 mil torcedores. Agora, fica limitado a até 9 mil. Com isso, a resolução se assemelha às demais legislações do país.
Porém, isso não significa que tanto a Arena quanto o Beira-Rio poderão ter essa ampliação automática. A área precisa ter espaço para receber o público, e os acessos precisam estar adaptados. O Tricolor, por exemplo, pretende aumentar de 5,5 mil para 8,3 mil lugares o setor de arquibancada.
O clube vai precisar reaprovar o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Quando essa etapa for vencida, os Bombeiros poderão fazer a vistoria no estádio e conceder novo alvará. A estimativa é de que, a partir do início da temporada, a Arena já possa receber mais público.
A mudança fará com que o estádio passe a ter capacidade total de 58.462 mil lugares. De acordo com a Arena Porto-Alegrense, a lotação oficial do estádio hoje é de 55.662 pessoas.
Segundo o diretor do Departamento do Torcedor, Marcos Vargas, o clube vem tentando ampliar a lotação da arquibancada desde maio de 2017. O acesso na arquibancada norte foi restringido a partir da queda da mureta, ocorrida em 2013, durante jogo contra a LDU, pela Libertadores, e também por causa de brigas entre organizadas rivais. Porém, o Grêmio conseguiu comprovar que o espaço suporta mais torcedores, dentro das condições legais de segurança exigidas.
Já o Inter inaugurou em 2019 o espaço para 5 mil torcedores em pé no setor sul do Beira-Rio. A capacidade de público aumentou 1,3 mil, fazendo com que o estádio tenha atualmente 50.842 lugares.
O clube até pode pleitear a ampliação, pois tem espaço nas arquibancadas. Mas o que hoje impede que o Beira-Rio receba mais 4 mil lugares é o acesso ao setor, que precisaria passar por obras para dar oportunidade para que mais colorados possam assistir aos jogos no setor.