A duplicação dos 211 quilômetros da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, está custando mais para o governo federal. Conforme estipulado, os contratos passaram por novo reajuste no mês de outubro. Dessa forma, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) vai gastar mais R$ 58,13 milhões para poder concluir a obra.
O percentual de aumento entre 2018 e 2019 corresponde a 4,2% do total da duplicação. O principal motivo do reajuste foi a variação do preço do asfalto adquirido na Petrobras.
Os contratos da obra foram assinados em 2009 ao custo de R$ 868,94 milhões. Atualmente, o montante para realizar a duplicação já chega a R$ 1,57 bilhão, um aumento de 80,98% do total previsto.
De acordo com o Ministério da Infraestrutura, a obra deve receber em breve em torno de R$ 40 milhões por meio de projeto de lei de suplementação do orçamento. Para o próximo ano, há a previsão de mais R$ 100 milhões em emendas parlamentares.
A duplicação entre Guaíba e Pelotas começou em 2012 e está em andamento nos nove lotes contratados. Pelo cronograma inicial, os trabalhos deveriam durar dois anos. Pelo planejamento do Dnit, a obra deverá estar pronta somente no fim de 2021.
Do total previsto, 47 quilômetros de pista duplicada já foram entregues para uso. Outros 30 quilômetros estarão aptos para uso até o fim do ano.