Dois meses se passaram desde que a CCR ViaSul fez uma promessa: que acabaria com os buracos nas rodovias federais que administra no Rio Grande do Sul. Desde fevereiro, a concessionária vem atuando na recuperação do pavimento na BR-386, entre Carazinho e Canoas; e também na BR-101, entre Osório e Torres; na freeway e na Rodovia do Parque.
Naquela ocasião, no fim de julho, a BR-386 apresentava condições muito piores do que as de hoje. A chuva constante havia intensificado o surgimento das imperfeições no asfalto, principalmente nas regiões de Paverama e Nova Santa Rita.
Mesmo assim, segundo o gestor de atendimento e operações da empresa, Fausto Camilotti, setembro terminaria e, junto com ele, os buracos. A semana termina com uma série de ações na BR-386. Mas a ação não será suficiente para cumprir a promessa. O estado ruim do asfalto fez com que a empresa ampliasse para o fim do ano o término dos trabalhos de recuperação de pista.
"Em função da deterioração avançada do pavimento de alguns trechos, em especial na BR 386, os serviços de tapa buraco seguem acontecendo em todas as rodovias, atuando, emergencialmente, em pontos com necessidade imediata de reparo", informa a empresa.
A partir de agosto, a CCR ViaSul também iniciou um serviço mais profundo de recuperação do asfalto. Não só operações tapa-buracos estão ocorrendo, mas também a fresagem e recomposição, microrrevestimento e restauração do pavimento.
Atualmente, 23 equipes estão trabalhando na revitalização do asfalto. Desse total, 14 trabalham somente na BR-386. O objetivo é restabelecer, o quanto antes, as condições de segurança e trafegabilidade nas rodovias.