Buracos. Um problema bastante comum nas rodovias do Rio Grande do Sul. Atualmente, as imperfeições no asfalto da BR-386 tem gerado um grande número de reclamações. A chuva da semana passada fez surgir buracos nas regiões de Paverama e Nova Santa Rita, mas a incomodação dos usuários desta rodovia é constante.
Porém, este problema chegará ao fim em dois meses. A garantia é do gestor de atendimento e operações da CCR ViaSul, Fausto Camilotti. Desde fevereiro, a concessionária é a responsável pela recuperação do pavimento nesta rodovia, entre Carazinho e Canoas; e também na BR-101, entre Osório e Torres; na freeway e na Rodovia do Parque.
- Isso eu posso garantir. Os usuários vão notar essa diferença nos próximos dois meses. Uma diferença significativa, até em razão das mobilizações que foram feitas já na semana passada - prometeu Camilotti, em entrevista ao Gaúcha Atualidade desta segunda-feira (29).
A concessionária vai ganhar reforço nas equipes de conservação das rodovias a partir de 15 de agosto, quando começa o serviço de guincho e atendimento médico e mecânico na BR-386, Rodovia do Parque e BR-101.
Veículos que atendem estas ocorrências também vão fazer serviço de tapa-buraco de forma emergencial quando houver necessidade. Além disso, outros serviços estão sendo realizados como poda de grama, corte de árvores onde há risco ao usuário, limpeza do acostamento, pintura das faixas de tráfego, instalação de tachões de sinalização, troca de placas e limpeza das redes de esgoto pluvial.
A BR-101, por exemplo, já está toda transformada, na avaliação de Camilotti. Desde fevereiro, 50% da rodovia já foi recuperada, com realização também de serviços adicionais. Algumas ações previstas em contrato para serem realizadas até fevereiro de 2020 estão sendo antecipadas e deverão ser finalizadas em novembro. O objetivo é oferecer uma rodovia em excelentes condições.
Além disso, os usuários da BR-101 e da BR-386 já estão conseguindo identificar os primeiros serviços para construção de cinco praças de pedágio nestas duas rodovias. O início da cobrança irá ocorrer daqui a oito meses, em 15 de fevereiro de 2020.
Na BR-386, serão quatro praças de pedágio em um trecho de 226 quilômetros, o que dá uma média de um posto de passagem a cada 56 quilômetros. O preço da tarifa para carros em cada uma delas custará R$ 4,30 — valor este que sofrerá reajuste da inflação. As praças estarão localizadas em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff.
Já na BR-101, a praça de pedágio será construída no quilômetro 35, em Três Cachoeiras. O preço da tarifa para carros também será de R$ 4,30. E a cobrança nestes trechos só será iniciada se as rodovias estiverem em boas condições.
- Não podemos cobrar pedágio se todos os parâmetros de pavimento, placas, sinalização, taludes, drenagem, não estiverem atendidos - garante Camilotti.
Ouça a entrevista de Fausto Camilotti ao Gaúcha Atualidade:
Veja a possível localização dos pedágios nas rodovias concedidas: