Os usuários da BR-101 e da BR-386 já estão conseguindo identificar os primeiros serviços para construção de cinco praças de pedágio nestas duas rodovias. O início da cobrança irá ocorrer daqui a oito meses, em 15 de fevereiro de 2020.
Os trabalhos das equipes da CCR ViaSul começaram há 15 dias. A movimentação maior é identificada na BR-386. O serviço ainda é preparatório. As obras das praças de pedágio ainda dependem de autorização da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
"Consistem em mobilização de canteiro de obras, limpeza de terreno, remoção de vegetação, fundações, etc. Seguirão até o começo da obra propriamente dita, que inicia tão logo os projetos finais sejam homologados pela ANTT", informa a CCR ViaSul.
Serão quatro praças de pedágio em um trecho de 226 quilômetros, o que dá uma média de um posto de passagem a cada 56 quilômetros. O preço da tarifa para carros em cada uma delas custará R$ 4,30 — valor este que sofrerá reajuste da inflação.
As praças de pedágio da BR-386 estarão localizadas em Montenegro, Paverama, Fontoura Xavier e Victor Graeff. Já na BR-101, a praça de pedágio será construída no quilômetro 35, em Três Cachoeiras. O preço da tarifa para carros também será de R$ 4,30.
Aproximadamente 100 profissionais estão trabalhando nestes serviços. A concessionária informa que não está ocorrendo bloqueios no trânsito nestas rodovias.
Sobre a mudança da praça de pedágio de Gravataí, na freeway, a CCR ViaSul informa que está elaborando o projeto. A previsão é de que o mesmo a documentação seja encaminhada para a ANTT ainda neste mês. Atualmente, a praça está localizada no km 77. Ela será deslocada 17 quilômetros ao leste, para o km 60. Contratualmente, a concessionária precisa inaugurar esta nova praça em agosto de 2020.