A CCR ViaSul está concluindo a contratação de duas empresas que serão as responsáveis por construir cinco novas praças de pedágio na BR-386 e na BR-101. Para realizar as obras, a concessionária estima que serão contratados 300 profissionais da construção civil, como engenheiros, projetistas, mestre de obras, encarregados, pedreiros e pintores.
As empresas contratadas também ficarão responsáveis por construir bases operacionais e as unidades de Serviço de Atendimento ao Usuário (Sau), que são espaços que vão oferecer espaço para descanso, banheiros, fraldário, água e café nas duas rodovias. Para realizar os serviços, as empresas vão precisar recrutar profissionais junto às agências do Sine nas cidades onde estão previstos os pedágios: na BR-386, em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro; e na BR-101, em Três Cachoeiras.
"Como a contratação é por demanda, e até por questão de logística, a prioridade é utilizar mão-de-obra local. Talvez algumas funções mais específicas e especializadas as empresas já tenham os profissionais, mas a maior parte das contratações será das cidades", informa a assessoria da CCR ViaSul.
A concessionária está aguardando a aprovação dos projetos por parte da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A cobrança de pedágio nas cinco praças vai se iniciar em fevereiro de 2020, conforme contrato. Antes disso, em agosto, as bases operacionais e os prédios do Serviço de Atendimento ao Usuário já estarão em funcionamento.
Além disso, a CCR ViaSul trabalha para realizar a mudança da praça de pedágio da freeway, que passará do quilômetro 77 para o quilômetro 60, ainda em Gravataí; e na ampliação da praça de Santo Antônio da Patrulha, que terá cobrança de tarifa em ambos os sentidos. Estas mudanças, porém, estão previstas para entrar em funcionamento a partir de agosto de 2020.