A cena está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp. Um carro branco aparece cercado por cones, aparentemente em pane, com pisca alerta ligado parado no acostamento. O caso, de acordo com o autor do vídeo foi flagrado na BR-101, em Três Cachoeiras, litoral norte gaúcho.
Ao passar pelo veículo é possível identificar um homem, com jaleco reflexivo, sentado no banco do carona. Ele supervisiona um equipamento de aproximadamente um metro de altura, instalado em um tripé, que está na parte da frente do automóvel.
Este aparato está voltado para a rodovia. O objetivo, segundo o caminhoneiro, seria multar os motoristas que passam acima da velocidade.
Procurada, a CCR ViaSul explica o que está ocorrendo. Um estudo técnico de medição de velocidade média foi contratado. O nome da empresa especializada que realiza o serviço não é divulgado para "não comprometer o estudo já que os motoristas podem reduzir a velocidade, prejudicando a medição".
O trabalho está sendo desenvolvido não só na BR-101, mas também na freeway, BR-386 e Rodovia do Parque (BR-448). As medições começaram em 8 de julho e serão concluídas em 31 de julho.
Esse levantamento tem como objetivo subsidiar a definição dos pontos que receberão os controladores de velocidade, conforme estudo solicitado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).