As equipes da CCR ViaSul estão trabalhando na construção de cinco novas praças de pedágio na BR-386 e na BR-101. Todas as autorizações foram dadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que avaliou os projetos encaminhados pela concessionária.
Quatro das praças estão sendo erguidas em um trecho de 226 quilômetros da BR-386, em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro. A restante está localizada na BR-101, em Três Cachoeiras. Estes trabalhos estão gerando 240 empregos. Outras 400 vagas serão abertas até o final do ano.
A previsão é que o pedágio comece a ser cobrado nestes locais em menos de seis meses, no dia 15 de fevereiro. A tarifa para carros é estimada em R$ 4,40, mesmo já pago na praça de Gravataí. Porém, este valor irá sofrer reajuste da inflação a partir de 2020, como está previsto no contrato.
Já sobre a mudança da praça de Gravataí, que passará do quilômetro 77 para o quilômetro 60, o projeto foi encaminhado para a ANTT e aguarda aprovação. Pela previsão da CCR ViaSul, os trabalhos poderiam ter começado em junho de 2019. Porém, isso não deverá atrasar os prazos de término e a cobrança no novo local deve ocorrer a partir de 15 de agosto de 2020.
Também estão ocorrendo os trabalhos preliminares de construção de cinco bases definitivas na BR-386, em Tio Hugo, Pouso Novo, Fazenda Vilanova, Triunfo e Nova Santa Rita. Estes locais são estruturas onde ficam os veículos operacionais da concessionária e serviços de atendimento ao usuário.