O único trecho de pista simples da BR-386, em Canoas, será duplicado. Mas os usuários da rodovia vão precisar esperar.
É um viaduto de 50 metros, que fica localizado no quilômetro 441, e que passa sobre uma linha férrea. Este trecho, também conhecido de ponte seca, era ponto constante de congestionamentos até a inauguração da Rodovia do Parque, em dezembro de 2013.
Contratualmente, a CCR ViaSul precisa realizar a obra até 2036. Junto com esta obra, que será iniciada em 2034, no 16º ano da concessão, a CCR ViaSul planeja executar 59,3 quilômetros de duplicação na rodovia até o município de Tabaí. Ao final desta obra, a rodovia entre Canoas e Tabaí ganhará divisor físico entre as pistas, além de acostamentos interno e externo.
Antes disso, a concessionária irá realizar a duplicação do trecho entre Lajeado e Carazinho. Os trabalhos começarão em 2021, entre Marques de Souza e Lajeado, e serão concluídos até 2030, com a duplicação entre Carazinho e Tio Hugo.
Em 2012, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prometia executar a obra no mesmo ano. Porém, essa obra não foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, por isso, nunca não teve recurso garantido.