Porto Alegre, enfim, vai conhecer quem pretende religar os relógios de rua da cidade. As propostas das empresas interessadas serão abertas na tarde desta segunda-feira (8).
A concorrência foi lançada em maio. Neste período, a comissão de licitação recebeu quatro pedidos de impugnação. As empresas Sinergy Novas Mideas, Capi Consultoria em Publicidade e Serviços, Shempo Empreendimentos e Sistemas de Comunicação e Verssat Indústria e Construção questionaram as cláusulas do edital.
Três delas não concordaram com os valores previstos. Porém, a prefeitura respondeu que não há ilegalidade ou irregularidade no processo.
O valor inicial do contrato é de R$ 11,5 milhões, com reinvestimento posterior previsto de R$ 5 milhões. Em contrapartida, a empresa vencedora poderá explorar a publicidade dos espaços. O prazo da concessão é de 20 anos.
Além de registrar hora e temperatura, os futuros relógios eletrônicos de Porto Alegre também devem contar com câmeras de segurança. O sistema será interligado ao Centro Integrado de Comando da Cidade (Ceic). Os 168 novos equipamentos também devem contar com medição de raios ultravioletas e podem oferecer Wi-Fi.
Os relógios de rua estão desativados há quatro anos em Porto Alegre. Desde então, dois editais já foram lançados pelo Poder Executivo, mas sem sucesso. No primeiro, nenhuma empresa manifestou interesse e, no segundo, o processo foi suspenso.