Falta pouco, mas não o suficiente. A construção da trincheira da Anita Garibaldi não será mais concluída em junho. Dos 25 dias de junho, Porto Alegre teve chuva apenas em um dia. Mas os 20 dias de chuva do mês de maio atrapalharam o cronograma, segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG).
A obra, prevista para a Copa do Mundo de 2014, foi retomada em fevereiro depois de ficar 104 dias parada. Até agora, 98% dos trabalhos estão concluídos.
O Consórcio Tradição, formado pelas construtoras Pelotense e Cidade, precisa ainda concluir a pavimentação no cruzamento com a Alameda Raimundo Corrêa. Serão investidos ainda R$ 600 mil na obra. A expectativa atual é que os serviços serão concluídos até o fim de julho.
A construção da passagem teve ordem de início em junho de 2012, mas os desvios no trânsito da região iniciaram-se apenas em janeiro de 2013. Em setembro de 2016, a passagem por baixo da Terceira Perimetral foi liberada para o tráfego.
Depois dessa liberação parcial, a obra parou e só foi reiniciada em abril de 2018. Os trabalhos foram suspensos novamente seis meses depois e reiniciados há quatro meses.
A trincheira tem 210 metros de extensão. Nesse cruzamento com a Terceira Perimetral circulam aproximadamente 75 mil veículos por dia, segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).