A prefeitura ainda não confirmou quando a obra da passagem de nível da Anita Garibaldi vai recomeçar, mas já sabe quando ela será concluída. Um termo aditivo foi firmado com o Consórcio Tradição, formado pelas construtoras Pelotense e Cidade. Nele, fica acordado que os trabalhos serão finalizados até 26 de maio.
- Cabe observar que o aditivo não implica em custos adicionais para o município, pois tratou apenas da prorrogação de prazo - informa a Secretaria municipal de Planejamento e Gestão, em nota.
O prazo anterior dado em agosto do ano passado pela prefeitura de Porto Alegre era de que as obras seriam concluídas até março de 2019. Projetada para a Copa de 2014, a travessia precisa ainda ter a conclusão do alargamento da rua entre as alamedas Raimundo Corrêa e Vicente de Carvalho.
Os trabalhos foram interrompidos em novembro de 2018. No começo de janeiro, a prefeitura informou que a obra seria retomada em 15 dias, o que ainda não ocorreu.
O alargamento da rua ainda não foi finalizado, pois depende do término de uma obra para melhorar o acesso dos carros na garagem do condomínio Província de Shiga. Somente após o término completo dos trabalhos haverá o desligamento da sinaleira da Rua Furriel Luiz Antônio Vargas com a Terceira Perimetral.
Em setembro de 2016, o trânsito na trincheira foi liberado. Depois disso a obra parou e só foi reiniciada em abril de 2018. Na ocasião, a estimativa da administração municipal era concluir os serviços em seis meses. Em agosto do ano passado, o prefeito Nelson Marchezan anunciou que a obra sofreria novo adiamento, sendo postergada para dezembro.
A obra da passagem teve ordem de início dada em junho de 2012, mas os desvios no trânsito da região iniciaram-se apenas em janeiro de 2013. O principal problema encontrado durante a realização do serviço foi a identificação de uma rocha no solo da Terceira Perimetral, bem no cruzamento. Outro gasto não previsto foi a necessidade de construir um muro do condomínio.