Sem atividade desde o fim de outubro, a obra da trincheira da Anita Garibaldi, em Porto Alegre, completa cem dias parada nesta quinta-feira (7). A construção foi interrompida para que a prefeitura pudesse fazer a atualização do projeto para melhorar o acesso de carros a um prédio localizado nas proximidades. Essa parte já foi superada. O problema agora envolve dinheiro.
— A prefeitura informa que estão em fase de finalização os procedimentos legais para pagamento à empresa responsável pela obra. No momento em que for efetuado o pagamento, a obra recomeça na semana seguinte — destacou, por meio de nota, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão.
A prefeitura ainda não confirmou quando a obra, prevista para a Copa de 2014, vai recomeçar, mas já sabe quando a construção será concluída. Um termo aditivo foi firmado com o Consórcio Tradição, formado pelas construtoras Pelotense e Cidade. Nele, fica acordado que os trabalhos serão finalizados até 26 de maio de 2019.
A travessia precisa ainda ter a conclusão do alargamento da rua entre as alamedas Raimundo Corrêa e Vicente de Carvalho. Somente após o término dos trabalhos é que haverá o desligamento da sinaleira da Rua Furriel Luiz Antônio Vargas com a Terceira Perimetral.
A obra da passagem teve ordem de início dada em junho de 2012, mas os desvios no trânsito da região iniciaram-se apenas em janeiro de 2013. Em setembro de 2016, a passagem por baixo da Terceira Perimetral foi liberada.
Depois disso, a obra parou e só foi reiniciada em abril de 2018. Porém, os trabalhos foram suspensos novamente em novembro e ainda não foram retomados.