A BR-386 tem uma nova previsão de grande congestionamento. A recuperação da ponte do Rio Caí vai demorar mais tempo para ficar pronta.
Na avaliação anterior do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os trabalhos no quilômetro 427, entre Montenegro e Nova Santa Rita, seriam concluídos ainda em março. Agora, pela nova previsão, os serviços serão concluídos na segunda quinzena de maio.
Segundo a autarquia, o adiamento ocorreu porque ocorreram dificuldades inesperadas e por causa das cheias do rio durante o ano passado. Com esta mudança de datas, o feriadão de Páscoa, marcado para 21 de abril, deverá, novamente, registrar vários quilômetros de lentidão.
Um dos lados da ponte está interrompido desde outubro de 2016 porque corria o risco de ruir. O local está sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. A obra deveria ter começado em abril de 2017, mas houve demora para realizar a licitação.
O contrato entre o Dnit e a construtora Arteleste só foi assinado em janeiro de 2018. Entre abril e junho, a empresa desenvolveu o projeto de restauração da travessia. As obras começaram em julho e deveriam ser finalizadas em fevereiro de 2019. Depois houve prorrogação para março.
Até agora, 80,62% dos serviços foram concluídos. Ainda falta concluir 15% da troca de pilares, apoios e encontros, 20% do reforço das vigas de sustentação e realizar toda a pavimentação, sinalização e acabamentos finais.
O valor inicial da obra previa investimento de R$ 9,4 milhões. Porém, houve reajustamento do contrato e a recuperação está custando R$ 9,9 milhões.