A recuperação da ponte do Rio Caí, na BR-386, completou quatro meses. Até agora, 25,7% dos serviços foram concluídos. A expectativa é de que o tráfego na via seja liberado antes da Páscoa, em abril de 2019.
Um vídeo divulgado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) mostra como a obra está sendo executada. Como a recuperação é realizada pela construtora paranaense Arteleste na parte de baixo da travessia, quem passa pela região não identifica o que está ocorrendo.
Localizada no quilômetro 427, entre Montenegro e Nova Santa Rita, a travessia precisou ser parcialmente bloqueada em outubro de 2016 porque corria o risco de ruir. O contrato entre o Dnit e a construtora foi assinado em janeiro.
Entre abril e junho, a empresa desenvolveu o projeto de restauração da travessia. A obra deveria ter começado em abril de 2017, mas houve demora para realizar a licitação.
A previsão era concluir a recuperação em fevereiro de 2019. Porém, será necessário prorrogar o término da obra. O tráfego deverá ser liberado antes da Páscoa, marcada para 21 de abril. Depois desta data ainda serão necessários alguns trabalhos finais, mas sem causar alteração no trânsito.
O valor inicial da obra previa investimento de R$ 9,4 milhões. Com o reajustamento do contrato, a recuperação hoje está custando R$ 9,9 milhões.
O local está sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. A região sofre com congestionamentos diários por causa deste bloqueio parcial.