A construtora paranaense Arteleste se classificou para a próxima etapa da concorrência que escolherá quem irá recuperar a ponte do Rio Caí, no km 427 da BR-386, entre Montenegro e Nova Santa Rita. Outras três empresas também participaram da disputa, mas a Arteleste foi a que apresentou o menor valor: R$ 9,4 milhões. O valor sugerido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) foi de R$ 10,7 milhões.
Até amanhã, a construtora deve ter a documentação técnica para avaliação pela comissão de licitação. Se ela for confirmada vencedora, terá prazo de dois meses para apresentar o projeto de recuperação da travessia. A partir da aprovação dos estudos, a obra deverá ser realizada em nove meses. A expectativa é de que o trânsito seja totalmente liberado no fim de 2018.
O tráfego está parcialmente interrompido no trecho desde outubro do ano passado – apenas uma pista está liberada. O lado bloqueado corre o risco de ruir. O local está sinalizado e o limite máximo de velocidade no trecho é de 40 km/h. A região sofre com congestionamentos diários por causa deste bloqueio parcial.
As obras de reforço na estrutura da ponte do sentido Interior - Capital deveriam ter começado em março de 2017. O Dnit deveria ter concluído o anteprojeto de reparo da estrutura no fim de 2016. Porém, o trabalho só foi finalizado em julho deste ano.