Falta pouco para a passagem pela trincheira da Rua Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre, ser liberada para uso (veja o vídeo). A partir de uma mobilização de empresários e moradores foi possível retomar a obra, que estava parada há dois anos.
O grupo passou o chapéu e conseguiu verba para compra do material necessário. Donos de empresas do setor da construção ofereceram seus serviços de forma gratuita. A última etapa desta mobilização ocorrerá nesta quarta-feira (6), quando a última doação será feita. A EPTC vai receber tinta e placas de sinalização que serão instaladas no local.
Depois de realizado este serviço, a passagem por baixo da Terceira Perimetral poderá ser liberada em ambos os sentidos, depois de mais de cinco anos de bloqueio. Porém, a EPTC informa que a essa inauguração parcial não irá desligar as duas sinaleiras instaladas por causa da obra.
"Em um primeiro momento elas (sinaleiras) serão mantidas. Mas a ideia é que, com a liberação completa da passagem e das alças de acesso, elas sejam desligadas. Não existem ainda os laços de quadra (retorno) para quem vem da Cristóvão Colombo, sentido centro - bairro, e quer acessar a zona norte ou para quem vem no sentido bairro - centro e quer acessar a zona sul. A mudança ocorrerá quando a Smim (Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana) finalizar a obra", informa a EPTC por meio de nota.
Até que a obra seja totalmente concluída, o que ainda depende de realização de licitação, as sinaleiras da Rua Marquês do Pombal e da Rua Couto de Magalhães serão mantidas. Essa mesma situação ocorreu quando a passagem inferior da Anita Garibaldi foi liberada, há mais de dois anos. A sinaleira da Rua Furriel Luiz Antônio Vargas com a Terceira Perimetral só será desligada quando toda a obra desta trincheira for concluída. A previsão da prefeitura é que até 26 de maio os trabalhos sejam finalizados.