Começou nesta sexta-feira (1) a última etapa da obra que vai garantir a liberação de veículos pela trincheira da Avenida Cristóvão Colombo, na zona norte de Porto Alegre. O asfalto está sendo aplicado no trecho de 50 metros ainda sem pavimento.
A expectativa é que este serviço seja concluído ainda nesta sexta-feira. Depois dessa etapa será realizada a implantação da sinalização de pista e colocação de placas, o que deve ocorrer após o Carnaval. Somente depois é que haverá a liberação do tráfego em ambos os sentidos da Avenida Cristóvão Colombo.
A obra ficou parada durante dois anos. Ela só foi retomada após mobilização da comunidade, iniciada no fim de novembro, e é capitaneada pelo empresário Eduardo Estima.
Segundo dados da prefeitura, a construção da passagem de nível parou em outubro de 2016 com 85% de execução e precisa passar por nova licitação. O consórcio formado pelas empresas EPT, Serenge e Serki desistiu da obra. A alegação dada à prefeitura foi dificuldades financeiras.
O contrato para execução dos trabalhos foi assinado em agosto de 2012. A ordem de início foi dada somente em março de 2013, e a previsão era realizar o serviço num prazo de um ano. Só que os desvios no trânsito começaram apenas em julho daquele ano, e as obras, previstas para a Copa de 2014, tiveram início depois que os jogos deixaram Porto Alegre.