Os primeiros sete dos 166 controladores de velocidade das rodovias federais do Rio Grande do Sul começaram a ser aferidos pelo Inmetro. Eles estão localizados em 27 quilômetros da BR-116, em Caxias do Sul.
Por meio da Lei de Acesso à Informação (Lai), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) havia comunicado que a empresa já tinha instalado 38 equipamentos (veja onde). A maior parte deles, 28, está disposta em 118 quilômetros da BR-116, entre Picada Café e Campestre da Serra. Porém, um problema foi identificado na documentação da empresa, o que já foi corrigido.
"Informamos que a empresa que possui a Portaria de Aprovação de Modelo (PAM) regularizou as solicitações das verificações iniciais e o atendimento já está sendo realizado", informa o Inmetro por meio de nota.
Apesar disso, os controladores de velocidade não estão em funcionamento. Ainda falta concluir a sinalização indicativa dos equipamentos. O Dnit foi procurado por GaúchaZH na terça-feira (12) mas ainda não se manifestou. A empresa Fotosensores Tecnologia Eletrônica também não comenta como está a instalação.
Mas a coluna apurou que, mesmo depois de prontos, os controladores não deverão ainda registrar as infrações. Eles poderão passar por uma fase de adaptação dos motoristas. Este prazo é considerado como um "período educativo".
Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro pediu o fim das lombadas eletrônicas no país durante transmissão ao vivo em sua página no Facebook. Segundo ele, os equipamentos que estão em funcionamento serão mantidos até o final dos contratos. Esse prazo de adaptação poderia já estar atendendo este novo desejo do governo federal.
"O DNIT seguirá as orientações presidenciais e está fazendo um estudo em toda a malha viária federal, com o apoio da PRF, e somente funcionarão radares em locais onde seja indispensável seu emprego tecnicamente" informou a autarquia na sexta-feira (8).
Aqui no Rio Grande do Sul, a Fotosensores foi contratada pelo Dnit em setembro de 2018. Ele terá duração de cinco anos e prevê até 166 equipamentos para monitorar 189 faixas de tráfego.
Atualmente, nenhum controlador de velocidade está registrando infração nas rodovias federais do Rio Grande do Sul. O antigo contrato chegou ao fim em 14 de janeiro sem que o novo já conseguisse ter equipamentos em operação.