A partir de segunda-feira (4), o consórcio de empresas Tratenge Engeform, começa uma nova obra referente a ampliação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Uma passarela será construída e irá interligar o prédio principal ao Anexo II. A conclusão dos trabalhos deverá ocorrer em quatro meses.
Ainda será necessário construir um acesso entre o hospital e o Anexo I. Essa obra ainda não tem previsão de início.
As obras de ampliação do hospital terminaram 2018 com 94,75% dos trabalhos realizados. O Anexo I atingiu 92,3% de execução, enquanto o Anexo II chegou a 95,1%. A entrega da ampliação está prevista para ocorrer neste ano ao custo de R$ 408 milhões.
A obra começou a ser realizada em junho de 2014. Contratualmente, o término da construção deveria ocorrer no fim de 2017, mas foi adiado pela primeira vez em 12 meses. Em novembro do ano passado, o término das obras foi postergado para o primeiro semestre de 2019, e, depois, para ao longo do ano.
Andamento da obra:
A maior parte dos trabalhos se concentra no Anexo I. A pavimentação, com colocação de passeio em basalto e em blocos de concreto, chegou a 90% nesse local. Já no Anexo II, o paisagismo em volta à obra está em fase avançada, e parte dos jardins foi apresentado à comunidade em dezembro. Contudo, no Anexo I, a jardinagem está em fase inicial. No total, 35% do serviço está pronto.
Na colocação dos equipamentos, os 30 elevadores estão com 96,89% das instalações finalizadas. O sistema de controle de acesso também avançou com a passagem de cabos de fibra óptica, chegando a 79% no Anexo II. Já na climatização, a execução alcançou 87,41% em dezembro. Nessa parte, o trabalho se concentrou no posicionamento do cavalete hidráulico e da ligação elétrica das bombas de água quente. Ainda, houve evolução na instalação das unidades de tratamento de ar, com 80% do serviço pronto.
De janeiro a dezembro de 2018, a pintura dos prédios passou de 25,57% para 78,12%. As instalações elétricas, como a colocação de luminárias, evoluíram de 42,77% para 93,03%. Nesse período, a implantação do forro de gesso aumentou de menos de 70% para mais de 98%. Além disso, foi concluído o revestimento dos batentes de elevadores em granito, restando apenas ajustes e arremates.