A chefia da Polícia Civil gaúcha acaba de criar o Comitê Permanente de Acompanhamento da Política de Atendimento ao Cidadão. Trocando em miúdos, serão estimuladas e fiscalizadas as boas maneiras no trato com a comunidade.
Lógico que existem milhares de policiais bem educados e isso será prestigiado. Mas a intenção é espraiar a civilidade ainda mais. Afinal, ninguém vai a uma delegacia para passear. Em geral, faz isso em momento de extrema necessidade, aflição, dor.
Natural que a cúpula da Segurança se preocupe em que o cidadão atingido por crime seja bem tratado pelos servidores. A iniciativa vai ao encontro de uma resolução publicada em 2021 pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (CONCPC), que é presidido pela Chefe da Polícia Civil gaúcha, delegada Nadine Anflor.
Serão acompanhados os indicadores relacionados ao atendimento dos policiais aos cidadãos e a ideia é criar também uma pesquisa de satisfação do usuário.
— Queremos mapear os pontos a serem melhorados e acompanhar a sua evolução. O comitê será responsável por estabelecer metas e objetivos de atendimento que deverão ser observados pelos delegados em seus órgãos policiais — adiante Nadine.
A delegada sabe que o atendimento já melhorou muito. Prova disso é a implementação, ainda em 2019, da Sala das Margaridas, considerada hoje uma das políticas mais importantes no combate à violência doméstica. Policiais femininas atendem mulheres vítimas. Na confiança, tentam quebrar o ciclo de abusos.
Outro foco será nas Delegacias de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), pronto nevrálgico para familiares de vítimas de homicídios, pessoas assaltadas e outros casos graves.
A Academia de Polícia deve realizar ainda cursos que capacitem os policiais que atuam no atendimento direto ao público.
Uma iniciativa exemplar. Que prospere.