A Polícia Civil reinaugurou nesta quarta-feira (6) o plantão da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Alegre, localizado no Palácio da Polícia, no bairro Azenha, com atendimento 24 horas.
A realização das obras no plantão da Deam gerou série de melhorias na estrutura física do espaço que agora possui rampa de acesso para pessoas com deficiência, recepção, uma sala específica para interrogatório dos investigados, cela reformada e três salas reservadas para o registro de ocorrências e flagrantes.
Além da nova estrutura, o plantão passará a registrar as prisões em flagrante, referentes aos casos de violência doméstica. A medida tornará o atendimento mais focado e dentro do que dispõe a Lei Maria da Penha.
A diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher (Dipam) e titular da 1ª Deam, delegada Jeiselaure Rocha de Souza, destacou a importância da existência e manutenção desses espaços:
— Estamos cientes dos nossos desafios e mantemos nosso olhar voltado para o atendimento humanizado, na luta contra a violência doméstica. Nossa missão é acolher essas mulheres para que elas saibam que não estão sozinhas. Estamos aqui para servir, proteger e acolher.
Reforçando a importância do atendimento multidisciplinar nos casos de violência contra a mulher, o plantão da Deam ganhou duas salas específicas para o atendimento psicossocial, realizado por psicólogos e assistentes sociais, além de uma policial psicóloga. Devido à pandemia, o atendimento psicossocial foi estendido para o formato online, em que os profissionais entram em contato com a vítima fazendo o acolhimento e orientando de acordo com cada caso e a necessidade específica.
Conforme a delegada Jeiselaure, esse atendimento permanecerá sendo oferecido, havendo projetos em andamento para a ampliação, por meio de convênios já firmados e outros em tratativas com faculdades de Psicologia.