Pensando em incentivar as mulheres a romper com o ciclo de abusos em busca de dignidade e de uma nova vida, a Polícia Civil do RS tem investido em ampliar políticas públicas no enfrentamento à violência. Caxias do Sul será, a partir de segunda-feira (25), mais uma cidade gaúcha a contar com a Sala das Margaridas. O espaço é um ambiente reservado, acolhedor e com atendimento especializado a quem sofre violência doméstica. Ele ficará na Central de Polícia, onde funciona a delegacia de pronto-atendimento, na Rua Irmão Miguel Dario, 1.061, no bairro Jardim América. A inauguração está prevista para às 15h30min. O atendimento especializado será 24h por dia.
O projeto, que começou pela Capital em 2019, aos poucos vai avançado pelo interior do Estado. Em junho de 2020 novas salas foram inauguradas em Delegacias de Polícia de sete municípios gaúchos, entre eles, Farroupilha.
A polícia acredita que com um espaço privativo, as mulheres se sentem mais à vontade e encorajadas a registrar ocorrências policiais, depor ou ainda solicitar pedidos de medidas protetivas e demais ações que fazem parte da Lei Maria da Penha. Os profissionais que vão atender na Sala das Margaridas passaram por capacitação para lidar com esses casos. É aplicado um questionário que avalia o grau de risco ao qual a vítima esta exposta. Essas informações fundamentais ajudam a polícia a traçar um plano de proteção para essa mulher e, assim, evitar crimes.
Em junho de 2020, em cerimônia pela internet, foram inauguradas as salas em Cruz Alta, Uruguaiana, Santa Rosa, Cachoeira do Sul, Lajeado, Farroupilha e Bagé. Na ocasião, a chefe de Polícia do Estado, delegada Nadine Anflor, lembrou do comprometimento com as políticas públicas para as mulheres e da importância desses espaços para acolhimento.
- A mulher que passa por um momento de tamanha fragilidade não pode estar exposta ao movimento diário de uma delegacia. Por isso, esses espaços reservados incentivam as mulheres a procurarem ajuda.
Em Farroupilha
Antes da inauguração da Sala das Margaridas em Farroupilha, as mulheres que se dirigiam até a Delegacia de Polícia eram atendidas no mesmo espaço de registro de outras denúncias. A sala está instalada dentro da própria delegacia, mas em um local reservado e confortável. Também há brinquedos para as crianças, caso seja necessário levá-las a delegacia. Além disso, o atendimento é feito por mulheres.
A Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Farroupilha atende 24 horas por dia, mas a Sala das Margaridas funciona em horário comercial. O atendimento é de segunda a sexta das 8h ao 12h e das 13h30 às 18h. O endereço é da delegacia é na Rua 13 de Maio com a Prefeito Schneider, no bairro São Luiz, no antigo prédio do Fórum.