A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
No formato "cinco em um", assim será esta semana na arena do cavalo crioulo, no parque Assis Brasil, em Esteio. Até sábado (26), o mesmo espaço sediará cinco finais de provas diferentes da raça, com 316 animais em pista. É a chamada "Semana do Cavalo", organizada pelo segundo ano consecutivo pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Vice-presidente de Provas Esportivas da ABCCC, Fernando Gonzales explica:
— Resolvemos concentrar o máximo de finais em um período só para mostrar para a comunidade as potencialidades de cada uma das modalidades esportivas.
Mas, mais do que as potencialidades, a Semana do Cavalo envolve desenvolvimento técnico e econômico. Na avaliação de Gonzales, além de ajudar os criatórios participantes a economizarem, concentrando as provas em uma única data, ajuda a valorizar o animal participante, já que o mesmo pode competir nas outras provas.
Da mesma forma com a técnica, continua o dirigente:
— A gente acredita que vai ter uma evolução muito grande do ano passado para cá. Vemos os montadores mais técnicos, estudando mais as provas e buscando cavalos mais específicos para a respectiva modalidade.
As finais das cinco provas esportivas são da Doma de Ouro e Um Ano de Freio, Vaquero Working Cow Horse, Movimiento a La Rienda e o inédito Desafio dos Esbarros.
Diretoria é reconduzida por mais um ano
Durante esta Semana do Cavalo, a atual diretoria da ABCCC foi reconduzida para mais um ano de mandato. A continuidade foi aprovada em assembleia pelos associados há cerca de um mês.
À frente da entidade há dois anos, o presidente César Hax explicou que a ação era essencial para garantir a conclusão de projetos em andamento. Ainda de acordo com o dirigente, a decisão de prolongar o mandato foi tomada com base na percepção de que dois anos de gestão podem ser insuficientes para consolidar mudanças estruturais e implementar novos projetos na associação.
Entre as iniciativas para o próximo ano, Hax cita a criação de duas novas pastas de vice-presidência: a vice-presidência Comercial e a vice-presidência de Expansão, que têm como foco aumentar a visibilidade e o alcance da raça crioula.
Entre as ações finalizadas, cita as obras na arena do cavalo crioulo, no parque Assis Brasil, em Esteio.
— O parque passou a ser a nossa casa. Para vocês terem uma ideia, a cada 15 dias, temos um grande evento aqui — frisou Hax.