Entre as atrações colocadas na vitrine da produção gaúcha de queijos, em feira que é realizada desta sexta-feira (6) até o domingo (8), na Casa de Cultura Mario Quintana, está o Canto dos Padres, produto artesanal feito "a oito mãos". Maturado por oito meses, o rótulo aproxima Fronteira Oeste e Campos de Cima da Serra por meio das queijarias Canto, de Barra de Quaraí e Chácara dos Padres, de Bom Jesus.
Com 12 quilos, o produto será aberto na feira, quando então será saboreado o gosto especial dessa parceria. Que teve a produção com leite da queijaria serrana e receita autoral da marca do pampa.
— É a união de amigos queijeiros, foi uma edição especial. Vamos abrir agora e entender como ficou — explica Mariana Rosa que, com o marido, Paulo Ceratti, está à frente da Canto Queijaria.
A produção conjunta é de um queijo consistência mais dura, que lembra um pouco o parmesão, explica Mariana. Sobre o sabor, diz que a ideia é que "traga intensidade, bastante experiência em boca e com bastante personalidade".
A primeira prova do queijo especial será servida neste sábado. Alexander Liz e Carla Walter, da Chácara dos Padres, também estão juntos na apresentação da novidade.
A Feira das Queijarias Gaúchas é organizada pela Associação Gaúcha de Laticinistas e Laticínios (AGL), com com apoio de Sebrae-RS, Emater e governo do Estado.
— A feira é muito importante, pois ainda os produtores estão no processo de recuperação após os alagamentos de maio. Ao mesmo tempo, esse evento no Centro Histórico de Porto Alegre é a oportunidade perfeita para conectar esse público com os produtos artesanais — avalia Claiton Velho, Analista de Articulação de Projetos Sênior Sebrae-RS.
Agende-se
- A feira funcionará na sexta-feira (6/9) das 14h às 19h, no sábado das 10h às 18h e no domingo das 10h às 16h
- Com entrada gratuita, reune produtores locais, apresentando variedade de queijos artesanais e produtos lácteos