Há um presente e, sobretudo, um futuro em duas funções apontadas como as de maior demanda no recrutamento de executivos para atuação no agronegócio gaúcho. O controller, também chamado de gerente de controladoria, e o gerente de TI representam uma fatia de 37% dos profissionais buscados junto à empresa Evermonte Executive Search no Estado. São posições "recentes", surgidas nas últimas duas décadas, que acompanham a evolução tecnológica na gestão e planejamento do setor produtivo.
— São presente e futuro, não entendo como posições que vão baixar a demanda — observa Artur de Castro, sócio da Evermonte.
Ou seja: o campo de trabalho é um terreno fértil. Castro explica que a posição de controller é extremamente estratégica, já que cabe a esse profissional trabalhar no planejamento do negócio, determinando quais as prioridades (e o orçamento) da empresa:
— Precisa do conhecimento de finanças, mas, ao mesmo tempo, ser amigável, ter bom trânsito, porque vai se relacionar com todas as áreas da empresa.
A maior parte das pessoas que ocupa a função de gerente de controladoria no Brasil tem formação em Ciências Contábeis (quase 60%), mas também há graduados em Administração, Economia e nas engenharias.
O gerente de TI, no segmento do agronegócio, atua em sistemas, infraestrutura e processos de inovação. Dentro das grandes empresas do segmento, a posição já existia, então o foco passa a ser mais na inovação, conta Castro.
Via de regra, tem formação nas áreas de Computação, Tecnologia e Engenharia.
— A crescente adoção de tecnologias avançadas e a implementação de uma cultura 'data-driven', inclusive, contribuem para a evolução exponencial do agronegócio gaúcho e o consequente aumento da demanda por profissionais aptos a gerir as novas lógicas produtivas de um segmento tão pujante — completa Felipe Ribeiro, também sócio da Evermonte.
Remuneração
Os salários variam, claro, conforme a vaga, mas ficam na média anual de R$ 534,25 mil (salário fixo e bônus de curto prazo) para o controller, e de R$ 542,32 mil (salário fixo e bônus de curto prazo) para o gerente de TI.