A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Apesar de não chegar à totalidade, o Rio Grande do Sul tem conectividade 41,7% maior no meio rural do que a média brasileira. É o que aponta indicador lançado pela ConectarAGRO durante a 29ª Agrishow, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
O Indicador de Conectividade Rural (ICR), como é chamado, está sendo divulgado na feira por meio de seis totens, espalhados em meio a máquinas e equipamentos agrícolas de última geração. A ideia é que funcione como uma referência para criação de políticas públicas, explica Paola Campiello, nova presidente da ConectarAGRO:
— Temos várias máquinas com muita capacidade em tecnologia, como monitoramento em tempo real, por exemplo. Mas, por vezes, não conseguimos usar todas as suas funcionalidades porque não temos conectividade na propriedade rural.
Desenvolvido em colaboração com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), o indicador dimensiona o tamanho do gargalo em uma escala de zero a um, onde um há 100% de conectividade. No caso do Brasil, a média do ICR é de 0,45. No Rio Grande do Sul, chega a 0,63.
Para o cálculo, o medidor considera o acesso a 4G e 5G e estruturas de fibras, em municípios e Estados brasileiros. Também são considerados aspectos de produção, indicadores sociais, ambientais e de infraestrutura, a partir de dados públicos atualizados continuamente.
— A gente tinha dados das operadoras, a Tim, a Vivo, mas não informação oficiais, cruzadas com dados voltados ao agronegócio — reforça o motivo da iniciativa Paola.
Hoje, somente 37% dos imóveis rurais brasileiros têm cobertura 4G em toda área de uso agropecuário. Além disso, apenas 19% da área disponível para uso agrícola no Brasil tem cobertura 4G, com maior concentração nas regiões sul e sudeste do Brasil.
Associação sem fins lucrativos, a ConectarAGRO surgiu há cinco anos e conta com a AGCO, AWS, CNH, Nokia, Solinftec, TIM e Vivo como associadas e apoiadoras.
A coluna viajou a Ribeirão Preto a convite do Pool Mecânica Comunicação Estratégica.