A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Empresas do ramo de proteína animal anunciaram a doação de 2 mil toneladas de carne bovina, suína e de frango, além de ovos, aos afetados pela enchente no Rio Grande do Sul. O comunicado foi feito na segunda-feira (27), durante reunião convocada pelo governo federal para sensibilizar mais ações de solidariedade do setor ao Estado. De acordo com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, está faltando proteína nas cestas básicas entregues às vítimas da tragédia climática.
O próximo passo, explica Marcelo Osório, diretor de relações institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), será formar um grupo de trabalho para organizar a logística:
— Duas empresas têm um grande centro de distribuição em Porto Alegre. Outra tem no interior do Estado. A ideia agora é organizar de modo que a gente garanta que essas proteínas cheguem nos abrigos.
A expectativa é de que a doação atenda a 590 cozinhas solidárias.
Ainda de acordo com Osório, entre 20 a 25 empresas participaram do anúncio. A relação de nomes, no entanto, não foi divulgada. Além da ABPA, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) e a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) também estiveram na reunião.