A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Em meio a gargalos econômicos e logísticos trazidos pelas águas, uma conta no Instagram criou uma rota alternativa para fazer o produtor gaúcho chegar às mesas em todo o Brasil. É a página Guia do Produtor Gaúcho, na rede social, @guiadoprodutorgaucho, que está divulgando produtos feitos no campo e onde é possível comprá-los.
Desenvolvida pela jornalista, produtora de conteúdo e influenciadora de Gastronomia Juliana Palma, a iniciativa reúne até o momento dois produtos no perfil. São os vinhos da microvinícola Outrovinho, de Monte Belo do Sul, e os embutidos da agroindústria familiar Don Cutello Charcutaria, de Guaporé.
Para Patrícia Teochi, sócia da charcutaria, a iniciativa pode dar vazão à produção estocada na agroindústria:
— Graças a Deus, a empresa fica em um ponto mais alto do município. Então, tivemos danos na casa da minha sogra, no portão, em estrutura de estradas. Mas dentro da indústria, não. O nosso problema maior é na logística.
Como o próprio nome indica, a plataforma funciona como um guia. No perfil, estão disponíveis informação como a história da empresa e onde é possível comprar os itens. As informação são dispostas em cards divulgados na rede social.
Para informar um produto ao Guia do Produtor Gaúcho, é preciso preencher um formulário disponível na conta do Instagram. Os dados enviados são consolidados por Juliana, que publica as informações na página.
— A ideia é colocar o produto no mapa das empresas voltadas à gastronomia em todo o Brasil para ajudar a recuperar os negócios no Estado. Tenho visto também a necessidade do produtor escoar a sua produção — acrescenta Juliana.