A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A terceira maior área rural entre as capitais brasileiras está em festa a partir deste final de semana. A zona sul de Porto Alegre recebe entre este sábado e o próximo dia 17, pela primeira vez, a FestPoa Rural.
Organizado pela Associação Porto Alegre Rural em parceria com a prefeitura, o evento busca aproximar o campo da cidade, que, em muitos casos, está a menos de 30 minutos de distância de carro.
A ideia é "mostrar o rural que tem a Capital", salienta a presidente da Associação POA Rural, Rosélia Araujo Vianna:
— Mostrar ao porto-alegrense que essa cidade, com cavalos, produção diversificada e muito verde, também é sua.
A programação dos nove dias é vasta, com atividades na Região Extremo Sul e no Centro de Eventos Ervino Besson, na Região Centro-Sul, onde ocorria a Festa do Pêssego. Aliás, foi assim que surgiu a ideia da FestPoa Rural. Com a pandemia e a safra pequena deste ano, o evento não foi organizado. A prefeitura, então, sugeriu uma atividade mais ampla, desvinculada de frutas específicas.
Além de atrações culturais, haverá uma feira, entre os dias 15 e 17 de março, com 30 expositores. Produtores, artesãos e indígenas comercializarão legumes, verduras, hortaliças e frutas produzidas em Porto Alegre. Também haverá produtos de agroindústrias locais, como pães, biscoitos, geleias e bebida vegetal.
— O visitante poderá entender, pelo paladar, a variedade do que é produzido aqui — garante Rosélia.
Da soja à pitaia, a produção da Capital destaca-se pela diversidade. Atualmente, a zona rural de Porto Alegre abrange 4 mil hectares e 720 produtores, segundo o último censo do IBGE.