A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Este final de semana ficou para a história da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS) e de um jovem garçom de restaurantes de Gramado e Canela. Foi quando o agora gerente de dois estabelecimentos do ramo Luis Gustavo da Silva Buske conquistou o título de melhor sommelier do Rio Grande do Sul pela segunda vez consecutiva.
Emocionado, o bicampeão avalia que, além de uma conquista pessoal, o título pode acabar impactando também a sua região:
— Confere mais autoridade e fortalece ainda mais o setor e a própria profissão. Quem é do ramo sabe o quão dificil é o reconhecimento do trabalho que se tem por trás de uma abertura de garrafa — afirmou ainda.
Buske entrou no ramo da gastronomia 18 anos atrás, aos 14 anos, como garçom. Passou por diversos restaurantes até que, em 2011, começou a trabalhar em um empório.
— Como era um pouco mais gourmet, precisava ter mais conhecimento sobre pratos e vinhos. E foi aí que surgiu a minha paixão — conta o sommelier.
Em Balneário Camboriú, buscou especialização. E, desde então, não parou mais. Em 2021, depois da sua esposa insistir, Buske resolveu participar do primeiro concurso organizado pela ABS-RS, despretenciosamente. Ficou em terceiro lugar. Em 2022 e 2023, já estudando para a competição, alcançou o primeiro lugar no pódio nas duas vezes.
Na avaliação do presidente da ABS-RS, Júlio César Kunz, é clara a evolução de Buske nesses anos. E atribui a um dos motivos a própria associação:
— O primeiro, segundo e terceiro lugar ganham um curso como prêmio. A ABS tem uma politica de incentivar e preparar os sommeliers. Nosso objetivo é termos um nome gaúcho fazendo bonito também na nacional.
E é para onde Buske está se preparando.
O que faz um sommelier?
Dentro de um restaurante, o sommelier é responsável por toda a parte de bebidas, do café ao vinho e à cerveja, desde a compra até a degustação, a abertura da garrafa, a sugestão ao cliente e a harmonização da bebida com o cardápio de pratos.