A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Ingredientes como bacon, azeitona, funghi, uva passa e abacaxi não são o único diferencial na produção da Ouro do Pampa, agroindústria de linguiças e charques de Lavras do Sul. A marca é a primeira e única de produtos cárneos, no Rio Grande do Sul, a receber até o momento o Selo Arte, concedido pelo Ministério da Agricultura.
A certificação permite que produtos artesanais de origem animal possam ser vendidos em todo o país, desde que passem por algum tipo de inspeção — seja municipal, estadual ou federal. Até então, esse tipo de produto tinha autorização apenas para ser vendido na cidade em que foi produzido.
E isso fez a marca ir além das divisas do município. Os produtos já estão sendo vendidos em duas lojas de Porto Alegre e uma nova unidade deve inaugurar, no próximo mês, em Caçapava do Sul.
— A nossa ideia é seguir ampliando, quem sabe para todo o Brasil. Tem gente do interior de São Paulo procurando o nosso produto — afirma João Victor Souza, sócio-proprietário da agroindústria.
Na Ouro Pampa, que recebeu a inspeção do município, a matéria-prima é comprada de frigoríficos fornecedores da região. João Victor e a esposa, Karine Souza, também sócia-proprietária do negócio, ficam envolvidos com todo o processo de produção das linguiças e charques, desde a elaboração das receitas até a criação dos rótulos e entrega dos produtos.
E, por ser artesanal, normalmente conta com alguma história. No caso da Ouro do Pampa, a receita do produto vem da própria região, explica Karine Souza:
— Na nossa região, temos muito a cultura de carnear em casa, fazer a linguiça desde criança. A gente foi gostando e resolveu se especializar. E foi uma conquista muito importante, de conseguir colocar o nosso produto, que é bem regional, em todo o país.
João Victor concorda:
— Em Lavras do Sul, tínhamos um entrave, porque tem somente 7 mil habitantes. É uma população pequena para conseguir fazer o negócio avançar.
E não é só em mercados que a Ouro do Pampa tem avançado. No portfólio estão 21 sabores diferentes de linguiças. Todas próprias.
Atualmente, o Rio Grande do Sul tem 15 produtos com o Selo Arte, de acordo com o Cadastro Nacional de Produtos Artesanais do Ministério da Agricultura de abril. Desses, nove são do Ouro do Pampa: são sete tipos de linguiças e dois de charque.