A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Não é a primeira e certamente não será a última homenagem do tipo, mas proposta que acaba de ser aprovada no Congresso Nacional faz de Guabiju, na serra gaúcha, a capital nacional do... guabiju. Já ouviu falar dessa fruta? Nativa da Mata Atlântica, a espécie é conhecida como "o mirtilo brasileiro". E embora não seja o motor da economia local, está diretamente ligada à identidade e à cultura do município, como aponta a justificativa do projeto, que agora só depende da sanção presidencial para virar lei — o que deve ocorrer nos próximos dias.
A fruta é doce, aveludada, de casca roxa e tem cerca de dois a três centímetros de diâmetro. O reconhecimento vem mais pela "onipresença" do guabiju, já que a árvore frutífera está espalhada tanto nas propriedades rurais quanto no perímetro urbano. Aliás, a história conta que os guabijuzeiros serviram como ponto de referência para os imigrantes italianos que procuraram um local para se fixar no Estado. Alguns escolheram uma região que, anos depois, viria a ser o município de Guabiju.
— É abundante. Quem sabe, com esse novo "batismo", não se comece a explorar economicamente — acrescenta o prefeito Diego Vendramin.
Ele acrescenta que o título pode marcar o começo de um novo ciclo para a cidade:
— Nosso município faz parte de uma rota turística que é a Serra. Queremos usar o nome para explorar o turismo, a culinária.
Deputado federal pelo Rio Grande do Sul e autor do projeto, Covatti Filho explica que a proposta surgiu de uma demanda da própria comunidade:
— É uma fruta muito importante para eles. A ideia é que, com isso, se fortaleça a produção no município que tem essa peculiaridade agrícola.