A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Aguardada com expectativa por produtores que gostam de estar por dentro das novidades do setor, a Expodireto Cotrijal reabre ao público nesta segunda-feira (6) com a sua mostra anual do que há de mais moderno em termos de tecnologia para o agronegócio. A feira em Não-Me-Toque, no norte do Estado, é palco de lançamentos tanto na área de máquinas quanto em inovação para a produção animal e vegetal.
Com entrada gratuita, o evento não fica restrito ao público que produz e pode ser também uma opção de passeio e oportunidade para conhecer o mundo do agro.
A seguir, veja dicas do que conferir este ano na Expodireto Cotrijal.
Lançamentos
Referência no Brasil e fora dele, a feira é conhecida por ser onde as grandes marcas apresentam os seus lançamentos. Os destaques são as máquinas robustas e com extensa tecnologia embarcada, mas há espaço também para novidades em produtos químicos e novas cultivares.
A caminhada pelos estantes permite ver de perto os equipamentos e até ter uma prova do roncar dos motores. As principais atrações são as máquinas que oferecem maior economia de combustível, produtividade e automação.
Arena Agrodigital
Se o agronegócio está cada vez mais tecnológico, é preciso discutir com pesquisa e troca de ideias o que está em desenvolvimento no mundo. Sucesso desde que surgiu na Expodireto, a Arena Agrodigital é “um evento dentro do evento” e reúne discussões de alto nível sobre a inovação no setor.
Este ano, o espaço contará com uma programação global de painéis, levando para o palco da Arena experiências aplicadas em locais como Israel, China, Estados Unidos e União Europeia. As exposições são diárias, ao longo dos cinco dias de feira, cada dia sobre um tema. Também participam startups, hubs de inovação, instituições financeiras e indústrias relacionadas.
Agricultura Familiar
Como diz o gerente do parque, Luciano Moraes, não há como visitar a Expodireto e não fazer compras no Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço reúne delícias das mais diversas variedades de produtos elaborados por agroindústrias do Estado. É oportunidade para conhecer sabores do Interior, marcas locais e valorizar a produção familiar gaúcha.
Este ano, de acordo com a Fetag-RS, que organiza o pavilhão, são 192 estandes, de 132 municípios. Além das agroindústrias, o local abriga bancas de flores e artesanato. E também há espaço para a novidade: são 45 expositores participando pela primeira vez da feira em 2023.
Passeios diversos
A Expodireto também tem opções para quem vai a lazer. Os jardins floridos do parque são um atrativo à parte, que rendem boas lembranças fotográficas da feira. Já no Viveiro da Cidadania, é possível conhecer mudas de diversas plantas nativas. Há também praça de alimentação e os passeios pagos de helicóptero.
Ainda nas novidades, o pavilhão da produção animal vai reunir, pela primeira vez, animais de corte, de leite e ovinos, o que também é uma atração para as crianças.
A área ampliada do parque, que este ano ganhou 33 hectares, contará com um espaço de food trucks. Por meio de totens, será possível comprar tíquetes de refeições e bebidas antecipadamente, evitando filas. Os pagamentos poderão ser feitos com cartão ou Pix.