A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Com anúncio de ampliação de área, foi lançada nesta segunda-feira (6) a edição de 2023 da Expodireto Cotrijal. A feira ocorre em Não-Me-Toque, no norte do Estado, entre os dias 6 e 10 de março, e terá 33 hectares a mais que a edição do ano passado, totalizando 131.
Referência entre as feiras do setor, a expectativa é de que 250 mil pessoas circulem pelo parque. Este ano, serão mais de 580 expositores apresentando soluções em tecnologia para o agronegócio — em 2022, foram 563. A edição movimentou quase R$ 5 bilhões em negócio no ano passado.
A cerimônia de lançamento ocorreu em um hotel em Porto Alegre e contou com a presença de autoridades do Estado, como deputados e o governador Eduardo Leite.
Presidente da Cotrijal, Nei Manica destacou o porte da feira, que este ano também contará com a presença de mais de 60 delegações de países dos cinco continentes. E reforçou o compromisso da Expodireto em trazer para dentro da feira a discussão de temas relevantes para o setor.
— Este lançamento é uma mostra do que vai ser a Expodireto. Nossa exposição tem a missão de mostrar o aumento de produtividade, a inovação, os debates, e reunir nesses cinco dias o que há de mais avançado em tecnologia no mundo tanto no setor de máquinas e equipamentos quanto na produção vegetal e na questão ambiental — disse Manica.
O governador Eduardo Leite reforçou a relevância da Expodireto, afirmando que a feira é oportunidade para mostrar a resiliência do agro, responsável por fatia significativa do PIB do Rio Grande do Sul. Leite também enfatizou as iniciativas sustentáveis que cada vez mais norteiam a atividade no campo, afirmando que a feira é palco importante para a divulgação do trabalho do setor nesse tema.
— É um valor que cada vez mais é cobrado no mundo e precisamos estar alinhados, não só para a melhor prática e manejo, mas também para mostrar e o que é feito. Quando fazemos uma feira como a Expodireto, é para envelopar e colocar aos olhos da população sobre o que se faz no campo — disse Leite.