A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Sucesso desde a estreia na Expodireto de 2020, a Arena Agrodigital volta neste ano ao parque de Não-Me-Toque ainda mais robusta. Trazendo contribuições internacionais para dentro da programação, o foco será levar ao Interior do RS um pouco do que o mundo está pensando em termos de tecnologia e inovação para o setor.
O projeto tomou importância tão grande que se tornou “um evento dentro do evento”, como se refere o gerente de marketing e do time de inovação da Cotrijal, Benísio Rodrigues. Ele também lidera a curadoria de conteúdos que participam da feira.
A grande novidade em 2023, aliás, é justamente o cardápio de assuntos que serão abordados ao longo dos cinco dias de feira. Também serão ampliados e diversificados os atores dentro da Arena, com participação de mais startups e hubs de inovação de referência no país, como o Instituto Caldeira, de Porto Alegre, e o Cubo, do Itaú, presente com suas duas verticais de agronegócio e ESG.
Com a ideia de promover um evento global, a proposta será apresentar os principais ecossistemas de inovação no mundo, começando por discutir o que já é referência dentro do país. A agenda de debates abre na segunda-feira (6), com painéis sobre a inovação brasileira. Na terça-feira, startups e especialistas de Israel, conhecidos por avanços importantes em irrigação, ganham destaque na Arena.
A programação segue na quarta-feira, com a temática da indústria 5.0 sendo trazida por parceiros do Vale do Silício, nos Estados Unidos, e na quinta-feira, com painéis sobre a produção e a inovação desenvolvida na China. Uma delegação da União Europeia encerra a agenda na sexta-feira, discutindo sistemas de inovação, questões ambientais, economia de carbono e outros assuntos que estão em destaque no continente europeu.
— Definitivamente, é uma iniciativa que conecta a Expodireto ao cenário internacional do agronegócio. Nos liga aos principais polos e hubs do mundo e traz discussões e network para além da feira — avalia Marcelo Schwalbert, coordenador da Arena Agrodigital.
— Em 2023, mudamos o rumo. Revisamos qual a natureza e apostamos em ser um ambiente de conexão. Esse “open inovation” é o que vai gerar transformação no agro e é um ecossistema que já está acontecendo — completa Rodrigues.
A Expodireto Cotrijal acontece entre os dias 6 e 10 de março.