A jornalista Bruna Oliveira colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Abrindo o calendário das grandes feiras nacionais do agronegócio, começa nesta segunda-feira (6), em Cascavel (PR), o Show Rural Coopavel. Até o dia 10 de fevereiro, os organizadores esperam receber 300 mil visitantes. Além do parque cheio, o otimismo é pelos negócios: a prospecção é de que os estandes movimentem R$ 3,5 bilhões este ano.
A digitalização e a conectividade da agricultura devem chegar com ainda mais força nesta edição, com presença expressiva de startups voltadas ao agro — serão mais de 120, de todo o País. As novidades poderão ser observadas pelos visitantes em um espaço dedicado às startups no Show Rural Digital. Sensação da feira em 2022, a experiência Metaverso está de volta e terá entre as atrações deste ano uma imersão pelos locais de indicação geográfica e produtos típicos do Paraná.
Ao todo, 600 expositores participarão da feira agropecuária. Desses, cerca de 25% são expositores internacionais. Outro destaque é a presença de fabricantes de bioinsumos, produto cada vez mais sinalizado como parte da agricultura do futuro.
Esta é a segunda edição seguida da feira em formato totalmente presencial, depois das restrições impostas pela pandemia. E a retomada a pleno tem reflexos além do campo. A organização estima que sejam injetados R$ 200 milhões na economia de Cascaval e do seu entorno, em serviços de hotelaria, gastronomia, comércio e outros.
— O Show Rural Coopavel é um dos maiores eventos técnicos para a agropecuária do mundo, com foco em repassar novos conhecimentos ao campo, e ficamos felizes também em contribuir para o fortalecimento da economia local e regional — disse o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, em encontro com empresários da região antes da largada da feira.
A 35ª edição do Show Rural Coopavel também terá lançamento de novas cultivares e apresentação de novidades em máquinas e implementos agrícolas, além de exposições na área da pecuária.