A estiagem do verão passado segue impactando a economia do Rio Grande do Sul. Em janeiro, as exportações do agronegócio gaúcho tiveram queda de 28,6% em volume ante ao mesmo mês de 2022, com um total de 1,5 milhão de toneladas embarcadas.
O dado foi divulgado no Relatório de Comércio Exterior elaborado pela assessoria econômica da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), nesta quarta-feira (15).
Segundo análise da entidade, o baque foi causado principalmente pela soja. No mês, o Estado exportou 57% menos do grão em volume, embarcando apenas 195 mil toneladas.
— Seguimos vendo reflexos de estiagem, e agora eles devem se ampliar com a nova seca — salienta Renan Hein dos Santos, analista de Relações Internacionais da Farsul.
Apesar da queda em volume, considerando o setor em geral, a receita teve um pequeno crescimento, de 2%, com US$ 1,25 bilhão faturados. De acordo com Santos, o motivo aqui está em produtos como a carne de frango, que foram mais demandados pelo mercado exterior por causa da gripe aviária, por exemplo.
*Colaborou Carolina Pastl