Além da seleção de futebol, outro time brasileiro entra em campo em Doha, no Catar, nesta Copa do Mundo. É o plantel “formado” por 30 painéis espalhados pela cidade para promover a carne de frango do Brasil. E tem craque , ou melhor, proteína gaúcha na relação dos convocados: o Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais exporta o produto para o país-sede do mundial.
Realizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a campanha de divulgação pode ser vista nas principais avenidas de Doha e é uma espécie de tradição em anos de eventos esportivos, como copas e olimpíadas.
— É uma oportunidade de divulgarmos para o público do Catar e os estrangeiros em geral que produzimos aqui frango halal de qualidade, respeitando os preceitos da religião islâmica — justifica a ação o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua.
Apesar de ser um mercado consolidado para a proteína — tanto gaúcha quanto brasileira —, o Catar aumentou em 40% as suas importações de carne de frango do Brasil entre janeiro e outubro deste ano. Em função do maior evento de futebol do mundo, foram embarcadas 90,6 mil toneladas no período. Dessas, quase 20 mil saíram do Rio Grande do Sul, que aumentou em 45% as vendas.
Com a frase Frango Halal do Brasil: trazendo sabor e sustentabilidade para mais de 150 países. Experimente no Catar! escrita em árabe e em inglês, os painéis ficarão expostos até 31 de dezembro deste ano. O país do Oriente Médio tem 3 milhões de habitantes e espera receber mais de 1,5 milhão de visitantes durante o período do mundial.
— Quem estiver pelo Catar, provavelmente estará provando carne de frango brasileira e talvez gaúcha — acrescenta Rua.
*Colaborou Carolina Pastl