Foram as semelhanças nos hábitos de consumo entre gaúchos e argentinos que fizeram com que a Elegê escolhesse o Rio Grande do Sul para incluir uma novidade no cardápio de leite UHT. É uma opção que traz como diferencial um percentual de gordura reduzido ao ponto de não ser integral, mas não tanto ao ponto de ser semidesnatado. Batizado Tradicional+Leve, tem 2% e busca aguçar o paladar para esse mercado: a expectativa é dobrar a participação da marca em leites mais magros.
Na Argentina, os rótulos de semidesnatado (com 1% de gordura) e desnatado respondem por uma fatia 68% do leite longa vida, enquanto que no Brasil, apenas 13%. Na França, país onde fica a sede da Lactalis, que tem a marca em seu portfólio, o percentual é ainda maior: 85%.
— É uma alternativa mais leve, mas sem abrir mão das características sensoriais a que o consumidor brasileiro está habituado — explica a diretora de marketing de Elegê, Christina Larroude.
Com mais opções na prateleira, a informação do rótulo passa a ser um fator importante na hora da escolha, motivo pelo qual as embalagens estão sendo reformuladas. A ideia é comunicar mais claramente os benefícios e a porcentagem de gordura de cada um dos rótulos.
— Acreditamos muito nessa questão educacional — acrescenta Christina.
*Colaborou Carolina Pastl