Existe um “combustível” extra para a expansão da safra de inverno na região de Passo Fundo, no norte do Estado, que vem do projeto da BSBios para a construção de usina de etanol. Assunto que entra no roteiro da quinta etapa da caravana do programa Duas Safras, que ocorre na próxima terça-feira, no Centro de Eventos Gran Palazzo.
Apesar de tradicional e representativa na produção de grãos do Rio Grande do Sul — no trigo, é a quinta maior área —, a região de Passo Fundo ainda tem espaço para ampliar as lavouras, avalia Eduardo Condorelli, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), que conduz as palestras sobre o programa.
Além do projeto da usina, a demanda por cereais para atender às indústrias moageiras e de carnes (na ração de animais) e a exportação são oportunidades de mercado. Só com o projeto da BSBios estima-se aumento de 25% na área de trigo no Estado.
— Queremos sensibilizar os produtores, os empresários, enfim, para que percebam a oportunidade que se apresenta ao Rio Grande do Sul — afirma Condorelli.
Para esta etapa, são esperadas mais de 500 pessoas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 3 de outubro, pelo site do Senar-RS. Até agora, 1,7 mil pessoas participaram da iniciativa em quatro municípios gaúchos. E o próximo será Cruz Alta, no dia 18 de outubro.
*Colaborou Carolina Pastl