Com a proposta de levar informação aos produtores gaúchos sobre como viabilizar o Programa Duas Safras, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS) dá início neste mês a um roteiro pelo Estado, com seminários sobre o tema. A parada inicial será no dia 31 deste mês em Santo Ângelo – no total, serão 10 cidades.
Superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli, conta que a ideia é “customizar os temas de tecnologia de acordo com a realidade de cada região”:
— Os produtores trabalham com duas safras de acordo com a conjuntura. O que programa quer fazer é trabalhar no sentido estrutural, para isso não ocorrer.
Lançado no mês passado, o Programa Duas Safras busca intensificar a produção a partir da otimização do espaço produtivo. Há duas ferramentas para isso: incentivar o aumento da área plantada com safra do inverno de grãos e forrageiras e trabalhar o escoamento, a armazenagem e a exportação do excedente.
Ao ampliar a produção de inverno para 45% da de verão, o impacto econômico poderia chegar a R$ 31,9 bilhões, o que representa quase 7% do PIB.
Saiba mais
- Os seminários do Programa Duas Safras são gratuitos, e as inscrições devem ser feitas em senar-rs.com.br/inscricao
- O primeiro é em Santo Ângelo, no dia 31/5, no Clube Gaúcho
- Os outros nove serão realizados até 6/12 em Alegrete, Cruz Alta, Lavras do Sul, Palmeiras da Missões, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre e Vacaria
*Colabrou Carolina Pastl