Tradicional comemoração nas feiras agropecuárias gaúchas, o banho de leite encerra o concurso leiteiro da raça holandesa (aquela das vacas de pelagem malhada). Será assim na 43ª Expoleite e 16ª Fenasul, que nesta quinta-feira (19) anuncia os ganhadores da disputa.
Como a champagne que brinda os campeões da Fórmula 1, nessa celebração, os produtores dos animais que venceram a competição nas categorias vaca jovem e adulta são banhados com o líquido que sai dos jarros, que tem cor e forma de leite, mas recebe outros ingredientes.
Superintendente técnico da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado (Gadolando), José Luiz Rigon explica o que vai na mistura: um pouco de leite, água e uma solução à base de cal, para intensificar a cor branca, característica do alimento. E, sem dúvidas, é um dos grandes atrativos da feira, avalia:
— Essa comemoração atrai o público urbano e valoriza o produtor rural, já que premia a vaca que mais produz leite de forma equilibrada, só a partir da sua alimentação.
No caso da 43ª Expoleite e 16ª Fenasul, foram feitas cinco ordenhas em um período de 40 horas. Para definir as vacas campeãs, serão somadas as três coletas de menor volume.
*Colaborou Carolina Pastl