O dia de hoje será do tradicional “banho de leite” na 43ª Expoleite e 16ª Fenasul. A cerimônia simbólica celebra as grandes campeãs do concurso leiteiro da raça holandesa (conhecida pelo pelagem malhada). Ao todo, 10 vacas estão na competição, entre jovens e adultas, para avaliar qual tem o melhor desempenho na produção em cada categoria.
Para Marcos Tang, presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Estado (Gadolando), Marcos Tang, a prova é uma forma de valorizar o produtor rural. E justifica:
— O resultado é fruto de um trabalho de anos e é um marketing para o produtor.
As cinco ordenhas já vêm sendo feitas desde ontem, no parque Assis Brasil, em Esteio. A última ocorre hoje, às 14h. Para definir as campeãs, são somadas as três de menor volume. O anúncio e a comemoração com o banho de leite estão marcados para as 16h, na pista do gado leiteiro.
Dos 678 animais inscritos para esta edição da Expoleite e da Fenasul, 383 haviam ingressado no parque até ontem.
E, na retomada do evento, após dois anos de espera, os visitantes também marcam presença no parque.
— Apesar da previsão de ciclone, tivemos uma boa quantidade de pessoas no primeiro dia. É uma feira importante também para o público urbano conhecer o meio rural — diz João Wolff, presidente da Federação das Associações Brasileiras de Criadores de Animais de Raça (Febrac), uma das organizadoras das feiras.
*Colaborou Carolina Pastl