A cerimônia de lançamento da 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul, realizada nesta quarta-feira (11) no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, deu um gostinho do que se espera com a retomada dos eventos simultâneos, na próxima semana. Foram dois anos de espera, com o cancelamento sendo necessário, em razão do quadro da pandemia, em 2020 e 2021. E para marcar esse momento, nada melhor do que um brinde de leite, como mostra a foto acima.
— A cadeia leiteira tem grande representatividade na pecuária gaúcha, e a Expoleite e a Fenasul são oportunidade dos produtores mostrarem o melhor da genética do rebanho — ressaltou Ranolfo Vieira Júnior, governador do Estado, presente no lançamento.
O retorno será em grande estilo, com direito a novidades, como a participação inédita de búfalos. Seis exemplares estarão na vitrine de oportunidades da exposição.
A ideia, explica Desireé Möller, presidente da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (Ascribu), é desfazer “o senso comum de que bubalinos são animais agressivos e concorrentes dos bovinos”:
— O setor de leite de búfala está crescendo muito no Brasil, e queremos incentivar esse crescimento também no Estado.
Entre 2001 e 2011, a produção do leite de búfala cresceu 549% , conforme a Associação Brasileira de Criadores de Búfalo (ABCB).
Hoje, no Estado, dois laticínios já trabalham com leite de búfala: a Kronhardt e a cooperativa Santa Clara — que contam apenas com dois produtores fornecedores.
Outra novidade é a de que o evento será aberto ao público. Para Marcos Tang, presidente da Gadolando, uma das organizadoras do evento, essa é “a grande oportunidade de se conseguir unir campo e cidade”.
Cerca de 200 bovinos de leite (das raças holandesa, jersey, gir e girolando), de corte, equinos, aves e coelhos participam da exposição, que vai da próxima quarta-feira, dia 18, até o domingo, dia 22. A programação inclui também uma etapa classificatória do Freio de Ouro e a Multifeira, com mais de 20 agroindústrias.
Serviço
O que? A 43ª Expoleite e a 16ª Fenasul.
Quando? Entre 18 a 22 de maio.
Onde? No Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
A entrada é gratuita.
*Colaborou Carolina Pastl